terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Cupcake de cenoura com cobertura (durinha!!!) de chocolate

Hhmmmmm

Lembram daquele bolo de cenoura que a vovó fazia, com cobertura de chocolate durinha? Então, é ele mesmo que eu vou ensinar hoje, só que no formato de cupcake :D

Eu mudei umas coisinhas da receita original: diminuí as cenouras, pois reparei que quando colocamos as 3 ou 4 cenouras (como ensinam na receita original), o bolo fica pesado, não cresce. E acrescentei uma colher de baunilha, que dá um gostinho delicioso ao bolo!


Ingredientes separados!

Mas vamos lá aos ingredientes (na foto parece que a quantidade de ingredientes está menor, e REALMENTE ESTÁ hahaha! Eu fiz só meia receita, mas os ingredientes aqui de baixo são da receita completa). Uma dica: separe todos os ingredientes antes de começar. Isso ajuda a evitar esquecimentos e facilita muito na hora de preparar tudo.
2 cenouras grandes cortadas em rodelas (se forem pequenas, pode por 2 e meia ou 3)
4 ovos (eu só uso caipira, são mais amarelinhos e saborosos)
1 xícara de óleo
1 colher se sobremesa de extrato (ou essência, se você não tiver o extrato) de baunilha
3 xícaras de açúcar (nessa receita eu usei o orgânico baunilhado, então não coloquei o extrato de baunilha)
3 xícaras de farinha de trigo
1 colher se sobremesa de fermento em pó

Separou tudo? Então agora é hora de pré-aquecer o forno (180 graus) e colocar as forminhas de papel dos cupcakes na forma. Se você não tiver uma forma pra cupcakes, pode usar aquelas forminhas de fazer empadinha, sabe? Essa é mais barata e fácil de encontrar. Você encaixa a forminha de papel ali dentro e coloca numa forma comum :)

Ingredientes no liquidificador e ingredientes já batidos

Modo de preparo:
1. Coloque no liquidificador as cenouras, os ovos, o óleo e a baunilha e bata até não ter nenhum pedacinho de cenoura (bata por mais ou menos um minuto e meio, dois minutos).
2. Num recipiente grande, misture os ingredientes secos.


3. Junte a mistura do liquidificador aos ingredientes secos e misture. Você pode fazer isso na batedeira, mas se o fizer, não bata durante muito tempo. Bata só até ver que todos os ingredientes estão incorporados e já pare. Eu misturei na mão mesmo… Preguiça de sujar a batedeira, já tinha sujado o liquidificador ahahaha…
4. Encha as forminhas de cupcake. Não é pra encher até a boca! Coloque massa até chegar a mais ou menos 2/3 da forminha. Se você encher demais, o cupcake vai transbordar na hora de assar.
5. Coloque no forno e marque 15 minutos. Vá olhando e fazendo o teste do palito (espete o bolinho com um palito de dentes ou com um espaguete - eu acho mais seguro o espaguete, rs - e quando sair limpo, sem pedacinhos de massa, é porque está pronto!).

Quando estiver faltando mais ou menos uns 5 minutos pro bolo sair do forno, é hora de começar a preparar a cobertura. Ela deve ser colocada com o bolo quente, senão não dá certo!


Ingredientes:
10 colheres de sopa de açúcar (aqui usei do normal mesmo)
2 colheres de sopa de manteiga (sem sal)
2 colheres de sopa de leite
2 colheres de sopa de nescau

Mode de preparo:
Coloque tudo numa panela e leve ao fogo até ferver e você perceber que o açúcar derreteu. 

Eu uso uma grade pra apoiar os cupcakes até eles esfriarem. Isso ajuda a deixar a forma sequinha

Agora é só colocar com uma colher sobre os bolinhos quentes.

Dicas finais:
1. Tente separar uma panela exclusiva para preparar seus doces. Ninguém gosta de brigadeiro com gosto de alho, né? Hahahah!
2. Eu e minha amiga Rhariane temos o costume de furar o bolo, assim a cobertura penetra nele e o deixa ainda mais gostoso, nham! Editando: A Luma também fura o bolo! #puxõesdeorelha
3. Foi pegar suas forminhas de cupcake e elas estavam abertas demais? Coloque dentro de um copo e leve ao micro-ondas por 15 segundos. Elas ficam como novas!
Viu só? Forminhas novas em 15 segundos!


8 comentários:

  1. O sucrilhos põe onde na receita tia?! hahahahah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahahahahaha (ri pra caramba)

      Então, o sucrilho tá ali pra caso a receita dê errado, a Carol ter o que comer!

      Brincadeira, mano, essa guria é a ninja dos cupcakes =)

      Excluir
    2. HAHAHAH pior que já deu errado!!!

      Mas hoje ele só fez figuração :P

      Excluir
  2. Carol, eu já tava me conformando por vc ter me tirado o Caleb e agora vc me tortura com isso? Sacanagem, pôha.

    Anotei tudo e vou fazer. Ah, ensina o red velvet????? ♥

    Beijão!!!

    ResponderExcluir
  3. Amei! Nunca fiz cupcake de cenoura, vou tentar essa receita :)

    ResponderExcluir
  4. Affe q delícia!!!! Essa receita dá até pra eu, que sou um zero a esquerda na cozinha, tentar me arriscar! Claro q delicioso igual ñ vai ficar... Mas dá pra enganar!!! Hahahah Bjsss

    ResponderExcluir