segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Acne Adulta



            (Imagem meramente ilustrativa, retirada da internet. Aqui tratamos de acne mesmo, não de espinhas invisíveis, rs)

Eu nunca fui uma adolescente com acne, passei ilesa pela fase mais complicada da pele na vida de uma pessoa. Qual não foi a minha surpresa quando, aos 24 anos, me vi com cistos doloridos pelas bochechas, queixo e maxilar?

Sim, eu era mais uma vítima da acne adulta, até então uma ilustre desconhecida. Ela é uma doença provocada principalmente por alterações hormonais e agravada por má alimentação, estresse, utilização de medicamentos, uso inadequado de cosméticos, dentre outras razões.

No meu caso, as causas do problema só foram encontradas por uma dermatologista ortomolecular daqui de São Paulo. Depois de tentar todo tipo de creme, antibiótico, manipulados, sem nunca obter resultado, descobri que o meu rosto estava tão inflamado por 4 motivos:

- resistência à insulina - muitas pessoas não investigam esta possibilidade, mas a insulina causa um desequilíbrio extremo no organismo, e pode refletir na pele;

- cortisol elevado - o famoso estresse;

- síndrome do ovário policístico;

- desequilíbrio de outros hormônios.

Ainda estou na luta contra a acne, mas posso dizer que hoje tenho a minha pele relativamente sob controle. Tenho MUITAS manchas, mas confesso que mesmo assim já sou uma pessoa bem mais feliz com meu próprio rosto.

Nos próximos posts vou contando pra vocês, que sofrem do mesmo problema, ou tem curiosidade sobre ele, tudo que eu fiz e deu certo! :)

2 comentários: