segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

A acne, a resistência à insulina e a mudança de vida


Atenção! Post longo e sem fotos!

Antes de contar a minha história, queria deixar claro que não sou médica, apenas uma advogada e jornalista-to-be que, graças a um problema de pele, descobriu que tudo ia mal no organismo, rs.

Como vocês já estão meio cansadas de saber, eu tenho acne. Mas nem sempre foi assim.
Eu tinha uma pele saudável até 2010, quando, do nada, comecei a ter uma espinha aqui e outra ali, até perder completamente o controle e ver meu rosto tomado por elas.

Sempre que via aquelas pessoas com a pele toda inflamada, cheia de nódulos e marcas, eu pensava "como alguém consegue deixar o rosto chegar neste ponto? Por que não faz um tratamento para que o caso não se agrave assim?" O que eu não sabia é que a evolução é super, super rápida. Eu dormia de um jeito e acordava pior.

Devo ser honesta e dizer que não cheguei a apresentar um quadro gravíssimo da doença, daqueles em que a pele fica com cicatrizes profundas, mas sofri muito porque, além da parte estética, meu rosto doía muito por causa da inflamação - eu chegava até a acordar durante a noite quando virava o rosto e encostava no travesseiro alguma área mais inflamada.

Enfim, dando um salto no tempo pra não encher o post com todas as minhas lamentações e tentativas frustradas de lidar com a doença, chegamos em 2012, ano em que me consultei pela primeira vez com a Dra Cristiane, dermatologista ortomolecular que conseguiu enxergar que o problema ia muito além da pele.

Na primeira consulta, quando ela me perguntou se eu tinha crises de hipoglicemia, eu estranhei. SIM! eu tinha muitas crises, já tinha até me habituado a conviver com elas. Questionou se meu cabelo estava oleoso demais, se meu intestino era inconstante, se eu sentia um cansaço crônico, fome excessiva. Sim, sim, sim!

Fiquei meio intrigada, que feitiçaria era aquela?! rs

Fiz vários exames laboratorias (aquelas curvas insuportáveis, que forçam a pessoa a passar horas no laboratório com uma agulha no braço) e o diagnóstico foi: hiperinsulinemia, também conhecida como pré diabetes. Nada mais é a que condição em que o organismo fica menos sensível à ação da insulina, que não consegue agir de forma adequada. Nestes casos, o pâncreas "entende" que deve sintetizar e liberar mais insulina, o que resulta em hiperinsulinemia

Só que a insulina é um hormônio que, em excesso, causa diversos efeitos ruins no corpo.  Associada à síndrome do ovário policístico (50% das mulheres que manifestam a síndrome têm hiperinsulinismo), o resultado era aquele que eu via todos os dias no espelho, acne, pêlos excessivos, uma tristeza.

O tratamento

Eu sei que muitas pessoas devem cair aqui no blog procurando uma solução "terceirizada" para esse problema, um remédio milagroso, uma pomada mágica, mas eu tenho uma má notícia: o tratamento foi a mudança de todos os meus hábitos de vida.

A dra Cristiane me passou alguns suplementos, mudou meu anticoncepcional, prescreveu um antibiótico tópico pra curar as lesões que já estavam no meu rosto, mas a receita mais importante foi a de orientações dietéticas e a prescrição de exercícios físicos.

"Ai, que chatice, tem que cortar as gordices e malharZzzZzz". Tem. E ponto.

Já faz 8 meses que essa reviravolta na minha vida começou e hoje sou outra pessoa. Nem sempre é fácil, dá vontade de jogar tudo pro alto, mas vale a pena.

Minha pele ainda não está perfeita, ela tem muitas manchas e ainda tenho espinhas (algumas bem feias, principalmente quando vivo situações de muito stress, ou no período pré menstrual), mas nada comparado ao que vivi.

Claro que os cosméticos ajudam, a maquiagem melhora a auto estima, mas nada disso resolve, acreditem em mim.

Eu sei que nem todo mundo está preparado pra fazer essa revolução nos hábitos - eu mesma não estava, até me deparar com a ameaça do diabetes. Mas eu acho que a gente deve esse cuidado à nós mesmas, acho um desaforo ouvir alguém dizer que "não consegue". Se algo depende só de você, você só não faz se não quer, simples assim.

Espero que este post longo e chato sirva pra que alguém que sofra do mesmo problema que eu investigue outras causas junto com o médico.

Acne nem sempre é o problema em si, muitas vezes ela é só o sintoma.

A seguir algumas dicas altamente relevantes contra a Hiperinsulinemia:

• Não ficar mais de 3 horas sem se alimentar;

• Deve ser feito 6 a 7 refeições durante o dia. Realizar sempre os lanches nos intervalos entre as refeições para manter a glicemia sempre controlada durante o dia inteiro;

• Evitar ingerir quantidades grandes de amido e mais de 2 variedades em uma só refeição;

• Não consumir alimentos ricos em carboidrato (doces, pão, bolachas, cereais, massas) isoladamente, ou seja, sem que estejam acompanhadas de outros alimentos protéicos (leites,
iogurte, queijos magros) ou alimentos fontes de gorduras boas (castanhas, margarina light);

• Evitar consumo de sucos puros e isolados devido ao seus altos índices glicêmicos;

• Evitar alimentos como refrigerantes, xaropes, doces, doce de leite, iogurtes normais, geléias, mel, tortas e bolos;

• Evitar alimentos e bebidas que contenham cafeína como café preto, chocolate e chás;

• Evitar ao máximo bebidas alcoólicas, principalmente em jejum;

• Diminuir a ingestão de gordura, principalmente a gordura saturada que é encontrada na carne, nos molhos cremosos, na manteiga, nas frituras e produtos industrializados; e

• Utilizar a tabela de índice glicêmico das frutas.


10 comentários:

  1. Muito bacana Clara, acho super importante transmitir informação! Que bom que vc descobriu o que lhe incomodava, que a partir de agora seja daqui para muito melhor! =) Beijoca.

    ResponderExcluir
  2. Eu tento seguir essas dicas,mas é tão dificil...Não sei abdicar de alcool e algum doce eventual...JURO1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas vc não precisa, né, Cami? Não se trata de simples emagrecimento, quem é pré diabético tem restrições mais específicas e mais radicais.

      O emagrecimento acaba acontecendo, mas meu objetivo principal é escapar do diabetes!

      Excluir
    2. Camila,
      eu também como um doce eventualmente e tento não me culpar por isso. Também tomo uma cerveja ou um chop pelo menos nos finais de semana. Escrevi o meu caso logo abaixo. Seguir esta dieta é muito difícil, mas entre trancos e barrancos, caídas, recaídas e retornos eu vou levando e tenho perdido peso, lentamente é verdade, mas é melhor assim porque também não quero ficar toda flácida.É realmente uma "reeducação alimentar" como as nutricionistas e os médicos falam. Nós temos que desaprender a gostar de doce e de carboidratos que, pelo o que eu tenho lido, é o que faz com que o apetite retorne rapidamente. Pena que durante toda a minha vida eu adorei massas, pão, feijão, risotos... ( e ainda continuo gostando). Mas agora estou me policiando. Tenho muito medo de ficar diabética, mas acredito que com a medicação correta ( metformina), atividades físicas e a dieta específica nós vamos conseguir vencer esse monstro. Beijos,
      Denise Miranda

      Excluir
  3. Alimentação saudável é tudo!
    Clarinha tua pele tá cada dia melhor!

    ResponderExcluir
  4. Que bom que você conseguiu escapar, eu relaxei e acabei sendo diagnosticada como diabética, e tenho preguiça absurda de academia, mas estou no pilates e caminho nos fins de semana na praia. Essas mudanças com algumas mudanças na alimentação e o medicamento já me tiraram do terceiro dígito de peso.

    Concordo com a parte do "Nem sempre é fácil, dá vontade de jogar tudo pro alto, mas vale a pena."

    Valeu pelo post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O importante é se cuidar, da forma que te der prazer, Aline.

      Nem sempre é fácil, mas também não é tããão impossível assim, né?

      Beijos e obrigada pela visita!

      Excluir
  5. Eu tenho resistência à insulina, estou com 25 quilos acima do peso e estou tomando Glifage 500XR e Crestom porque também tenho colesterol e triglicerídeos altos. Também tenho esteatose hepática, tenho quase certeza que uma coisa leva à outra, mas acne só tive quando adolescente e não tenho ovários poliscísticos. Tenho 56 anos, ainda trabalho ( sou engenheira) e estou matriculada na hidroginástica e no Pilates, mas falto muito porque fico muito cansada, consequência do excesso de peso e da pre diabetes. Todos os médicos que eu já consultei e tudo o que venho lendo quase que diariamente na Internet, falam sobre a importância da perda de peso - não precisa nem ser muito, mas eu quero perder pelo menos 15 quilos para não ter tanto peso para carregar e me sentir mais leve - fazer exercícios físicos e ter uma alimentação controlada, contagem de carboidratos essas coisas chatíssimas mas fundamentais no meu caso e no seu e de tanta gente. Realmente a dieta recomendada é muito difícil de ser seguida principalmente para quem trabalha fora. Mas está sendo um desafio para mim, talvez o maior de toda a minha vida. Sucesso para nós! Beijos,
    Denise Miranda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo que vc disse, Denise: um desafio. Mas que pode - e será vencido.

      O segredo é a disciplina e o planejamento. Eu nunca saio de casa sem os meus lanchinhos separados, como de 3 em 3 horas religiosamente (pra não ter pico de insulina). Quando estava trabalhando, levava meu almoço e tudo que eu deveria comer durante o dia naquelas lancheiras térmicas, sabe? É uma ótima maneira de controlar o que se come e de não gastar muito dinheiro com bobagens na rua (um sorvetinho, um chocolatinho, sabe como é...)

      Mas nada é mais importante que se exercitar. Minha médica me disse que, se eu tivesse que escolher entre controlar a alimentação e fazer exercícios regularmente, ela preferia que eu comesse carboidratos mas não faltasse nunca à academia.

      Eu sempre fui completamente sedentária, mas consegui mudar radicalmente meus hábitos, por isso sei que é possível, e sei que você pode conseguir também!

      Beijos e muito obrigada pela visita!

      Excluir