segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Vitiligo

(imagem retirada da internet)

Oi gente!

Hoje vim falar sobre o problema de pele que mais me incomoda: o vitiligo (tenho olheiras, algumas espinhas, mas o vitiligo é o mais chato de todos!).
Vitiligo é uma doença não contagiosa, auto imune e que pode ter o stress e a ansiedade como fatores desencadeantes ou agravantes.

O vitiligo começou a dar suas caras quando eu tinha por volta de seis anos de idade. Os primeiros anos da doença foram muito difíceis pra mim, afinal, crianças podem ser muito cruéis nessa idade!

Lembro que quando criança, tinha manchinhas nos tornozelos, canela e em alguns pontos do rosto. Na época fiz alguns tratamentos e eliminei quase todas as manchas, sobrando apenas as dos tornozelos. Depois veio a adolescência (com toda a ansiedade dessa época), faculdade, exame da OAB e as manchinhas voltaram com força total. Hoje em dia tenho em vários pontos, inclusive no rosto e no colo, que são os únicos lugares que realmente me incomodam.

E é aí que entra a maquiagem: ela me ajuda a disfarçar essas manchinhas do rosto (a do colo não tem como, então eu tento ignorá-la). Pra disfarçá-las, uso base e corretivo. Sempre dou preferência pra bases com cobertura média. Não amo as chamadas "full coverage" (apesar de ter algumas e usá-las no inverno - no verão é impossível, pois acho que ficam pesadas e transferem mais que as outras), e costumo comprar as de média cobertura e construir camadas onde eu mais preciso. Com o tempo vou falando de todas por aqui: as preferidas e aquelas não tão amadas, mas que também tem suas qualidades. :)))


5 comentários:

  1. Finalmente um blog vai abordar o vitiligo!
    \o/

    ResponderExcluir
  2. Oi Caro!!
    Somos amigas no instagram e vim fazer uma visitinha no seu blog e estou gostando muito!!!!
    Nao sei se vc conhece a Fototerapia ou ate ja tenha feito,pois tenho uma filha q tem uma dermatite braba no corpo e nas maos e esse tratamento ajudou muito. Lembro q na epoca a terapeuta q fez as aplicacoes disse q o tratamento dava bons resultado para psoriase e vitligo.
    Bjk Claudia Milani

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Claudia! Adorei te ver por aqui!

      Eu estou começando um tratamento pro vitiligo, um pouco mais agressivo que a fototerapia. Vou falar dele daqui uns meses, quando acabar!

      Mas muito obrigada pela dica :D

      Beijão

      Excluir
    2. Oi Carol, já terminaste esse tratamento? Poderia fazer um post explicando sobre ele né.. Também tenho vitiligo e fiquei interessada pois não é comum encontramos blogs de beleza que abordem esse tema. Teu blog é lindo, adorei! Beijao, Gabriela.

      Excluir